News

Como a alimentação pode garantir a beleza da mulher

Questionada sobre esse tema, a Dra. Carla Tamler, preceptora de cosmiatria do Instituto de Dermatologia Daniel Azulay, da Santa Casa do Rio de Janeiro, deu sua opinião sobre a influência da alimentação na pele e, principalmente, no caso da acne.

“Realmente, os estudos atuais provam a grande influência dos alimentos ingeridos na beleza da pele. No caso da acne, por exemplo, várias pesquisas têm cada vez mais relacionado a alimentação a sua aparição. Um dos grandes vilões é o leite. E, surpreendentemente, o desnatado teria maior relação, pela adição de lactoalbumina. A ação se dá através do estímulo das glândulas sebáceas, com consequente aumento da produção de oleosidade e acne.

Muito tem se estudado sobre os carboidratos simples (pães, açúcar etc.) e sua capacidade de elevar a carga glicêmica rapidamente. Com esse aumento, precisamos de mais insulina para colocar a glicose para dentro da célula. A insulina tem a capacidade de ativação da glândula sebácea.

O chocolate, questionado por muitos pacientes, une as duas características: tem teor lácteo e de açúcar. Portanto, provável relação com a piora do quadro de acne.

Uma alimentação saudável pode nos ajudar no caminho oposto. Alimentos integrais, ricos em fibras, frutas, verduras e legumes, podem melhorar e muito o aspecto da pele. Aqueles que são ricos em ômega 3, como salmão e sardinha, têm ação anti-inflamatória, reduzindo a atividade das bactérias causadoras da acne.”

Leia mais »

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *