News

Menopausa

– Quais são as principais transformações na pele na pré-menopausa?

A pele torna-se fina, frágil, seca, pálida e  perde elasticidade. No rosto, estas alterações são percebidas pelo aspecto caído que pálpebras e bochechas adquirem e se associam a  flacidez do pescoço.

Neste período há também diminuição do tecido gorduroso da face, nádegas, mãos e pés e as rugas superficiais e profundas ficam mais evidentes.

– E na menopausa?

Na menopausa as transformações descritas no período pré tornam-se mais evidentes. Nesta fase há também aumento de pêlos em determinadas regiões como acima dos lábios e queixo e queda dos cabelos

– É possível prevenir estes problemas? É possível atenuar estes problemas

– Quais os tratamentos mais eficazes de prevenção? Na minha opinião, a prevenção é fundamental e deve ser inicidada desde cedo (30-35 anos). Fotoprotetor associado a tratamentos tópicos que estimulem a produção de colágeno, renovação celular e mantenham a hidratação da pele.

– É possível reverter a flacidez, as manchas e os sulcos típicos da maturidade? Mais uma vez, é possível atenuar este tipo de queixa com tratamentos em casa e no consultório como radiofrequência, peelings, luz intensa pulsada, lasers e preenchimento de acordo com a indicação do dermatologista.

– Quais os melhores tratamentos em casa e no consultório para esta fase da vida? Os melhores tratamentos são muito variáveis de acordo com o tipo de pele, estilo de vida da paciente e devem ser individualizados.

De uma maneira geral, para que se alcance bons resultados com tratamentos em consultório, é imprescindível o uso de cremes em casa que em grande parte das vezes são principalmente a base de ácidos combinados à despigmentantes, além disso a fotoproteção e hidratação adequadas.

No consultório, indico principalmente o erbium-glass fracionado e a radiofrequência.

– Quais os tratamentos com aparelhos mais indicados? Os aparelhos mais indicados são as radiofreqüências, cuja principal indicação é a flacidez cutânea, o erbium-glass fracionado principalmente para rejuvenescimento (redução de rugas e linhas de expressão) e o CO2 fracionado que possibilita tratar simultaneamente rugas superficiais e finas, como aquelas ao redor dos olhos e lábios e rugas profundas, como as entre sobrancelhas, além de flacidez e manchas.

– Quais ácidos são recomendados? Os mais comumente recomendados são o ácido retinóico e ácido glicólico. É verdade que o ácido ferúlico tem sido bastante recomendado por renovar a epiderme sem agredir a pele? O envelhecimento da pele é causado pela incapacidade do organismo de dissipar adequadamente a energia produzida como subproduto (radicais livres). O ácido ferúico possui boa ação ação antioxidante, protege contra os danos provocados pela radiação UVB, além de estabilizar a vitamina C pura, atuando em sinergismo com a mesma

– Que ativos as mulheres devem procurar nos cremes para ver bons resultados? As mulheres devem procurar a orientação de um dermatologista. Pois os protocolo de tratamento devem ser individualizados de acordo com a necessidade de cada pele, respeitando as expectativas e o estilo de vida do paciente. No geral, combinamos algumas substâncias com objetivos variados e ação sinérgica.

Leia mais »

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *