Tratamentos

A acne é um das doenças mais comuns na dermatologia. Na clínica observamos a presença de “cravos”, “espinhas” e cistos no rosto, tórax anterior, costas e ombros. Pode ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais comum na adolescência e na mulher adulta. Seu desenvolvimento se relaciona com maior produção de sebo, ceratina e atividade bacteriana. As questões hormonais, uso de certos medicamentos, suplementos e a dieta também exercem importante influência.
Na escolha do tratamento consideramos os fatores agravantes e determinamos o ideal dentre medicamentos tópicos, orais e procedimentos no consultório de acordo com grau de envolvimento e características do paciente.

Estudos recentes demonstram relação entre dieta e acne. O leite desnatado e alimentos com alto índice glicêmico, como chocolate e amendoim podem estar relacionados à piora do quadro.
Acne da mulher adulta surge na mulher acima de 20 anos que no passado pode ou não ter tido acne. As lesões se localizam principalmente no terço inferior da face e muitas vezes apresentam-se escoriadas. Neste caso é importante investigação hormonal.